Cadastro acontece de 07 à 30 deste mês
A Prefeitura de Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), convoca o segmento cultural distribuídos entre as seguintes categorias: Trabalhadores da cultura (cantores, iluminadores, técnicos de som, artesãos), grupos culturais Informais (música, dança, teatro, capoeira), associações culturais e Microempreendedores Individuais da cultura para realizar sua inscrição no Cadastro Municipal Cultural.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miqueias Mizá, o período para inscrição acontece de 07 à 31 de julho de 2020 e pode ser feito através dos formulários online disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Caraúbas (clique aqui).
A ação visa identificar o conjunto dos envolvidos com o fazer e a produção cultural a fim de oportunizar a participação em eventos e o fomenta a estes por meio da lei 1.017/2020 – Aldir Blanc de Emergência Cultural, sancionado dia 29 de junho pelo Governo Federal que vai atender estados e municípios com a destinação de R$ 3 bilhões em recursos para cultura em todo o país.
“Estamos com o aval do prefeito Juninho Alves e já estamos tomando todas as providências para que a Lei Aldir Blanc seja implementada no município de Caraúbas da forma mais inclusiva possível, para isso iniciamos discussões com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Cadastro de todos que fazem cultura em Caraúbas”, declarou o secretário Municipal de Cultura, Miqueias Mizá Costa Sales.
A lei de emergência cultural chega aos municípios em um momento muito importante e necessário, onde uma parcela da cultura se encontra quase que completamente parado e com os recursos desta lei, trabalhadores da cultura podem receber um auxilio emergencial cultural de até três parcelas de R$ 600,00, desde que se enquadrem nas regras tão quanto os grupos informais, associações e MEI’s do setor cultural que serão beneficiados com um subsidio financeiro para retomar ou desenvolver suas atividades.
“Estamos aguardando o repasse do recurso pelo Governo Federal para o município e nossa orientação para Secretaria de Cultura e Turismo é que tudo possa ser agilizado para que nossa gestão através desse recurso possa chegar aos que tem direito. Sabemos que a gestão terá 60 dias para executar o recurso e por isso já começamos a cadastrar o segmento cultural de Caraúbas”, concluiu o secretário.
Ascom PMC
COMMENTS