Uma representante da associação das rendeiras da cidade de Nísia Floresta,RN esteve também presente na feira representando o Programa Estadual do Arte
Uma representante da associação das rendeiras da cidade de Nísia Floresta,RN esteve também presente na feira representando o Programa Estadual do Artesanato (PROART) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
A convite da secretária municipal de assistência social Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, uma rendeira da cidade de Nísia Floresta, trouxe sua arte; a “Renda de Bilros” que é produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios têxteis, executando sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros.
Os trabalhos destas rendeiras no município de Nísia Floresta, são cadastrados no Programa Estadual do Artesanato (PROART) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e tem sido destaque e merecia está presente na feira de Caraúbas para abrilhantar a festa com tanto talento.
A “renda de bilro” de Nísia Floresta está entre os artesanatos de alta qualidade, de acordo com o Ministério da Cultura são comercializados em todo o país. Esteve acompanhando a rendeira, a representante do setor do Programa Estadual de Artesanato – PROART, Salmira de Araújo Torres.
De acordo com a secretária Sânsia Cristina, a importância desse projeto para os artesãos norte-rio-grandenses é muito válida, e essa iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com Secretaria da Micro e Pequena Empresa traz para aos artesãos mais visibilidade, valorização e incentivo às artes produzidas.
“A feira foi o primeiro passo importante para que o artesão pudesse mostrar um pouco da qualidade e a força do artesanato caraubense”, disse a secretária.
“ E é por isso que estou na luta cadastrando artesãos daqui de Caraúbas, pois quero que o trabalho de cada um também seja valorizado” enfatizou Sânsia Cristina.
COMENTÁRIOS