Rendeira da cidade de Nísia Floresta tem participação especial na feira da Expoeste em Caraúbas

Rendeira da cidade de Nísia Floresta tem participação especial na feira da Expoeste em Caraúbas

Uma representante da associação das rendeiras da cidade de Nísia Floresta,RN esteve também presente na feira representando o Programa Estadual do Arte

Uma representante da associação das rendeiras da cidade de Nísia Floresta,RN esteve também presente na feira representando o Programa Estadual do Artesanato (PROART) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
A convite da secretária municipal de assistência social Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, uma rendeira da cidade de Nísia Floresta, trouxe sua arte; a “Renda de Bilros” que é produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios têxteis, executando sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros.
Os trabalhos destas rendeiras no município de Nísia Floresta, são cadastrados no Programa Estadual do Artesanato (PROART) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e tem sido destaque e merecia está presente na feira de Caraúbas para abrilhantar a festa com tanto talento.
A “renda de bilro” de Nísia Floresta está entre os artesanatos de alta qualidade, de acordo com o Ministério da Cultura são comercializados em todo o país. Esteve acompanhando a rendeira, a representante do setor do Programa Estadual de Artesanato – PROART, Salmira de Araújo Torres.
De acordo com a secretária Sânsia Cristina, a importância desse projeto para os artesãos norte-rio-grandenses é muito válida, e essa iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com Secretaria da Micro e Pequena Empresa traz para aos artesãos mais visibilidade, valorização e incentivo às artes produzidas.
“A feira foi o primeiro passo importante para que o artesão pudesse mostrar um pouco da qualidade e a força do artesanato caraubense”, disse a secretária.
“ E é por isso que estou na luta cadastrando artesãos daqui de Caraúbas, pois quero que o trabalho de cada um também seja valorizado” enfatizou Sânsia Cristina.

COMENTÁRIOS

Pular para o conteúdo