Os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal Jonas Gurgel que tem como gestoras, Silvanir Pereira e Kaliana Fernandes, trouxe
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal Jonas Gurgel que tem como gestoras, Silvanir Pereira e Kaliana Fernandes, trouxeram o renomado poeta cordelista Antônio Francisco da cidade de Mossoró, onde realizaram uma brilhante apresentação de um projeto educacional na noite desta quarta-feira (29), intitulado de Café com Cordel.
Os organizadores do evento juntamente com os alunos da Educação de Jovens e Aduldos – EJA, brilharam em suas apresentações desde criações de cordéis até peças de teatro, e na oportunidade os alunos apresentaram peças culturais.
O evento foi organizado pelos funcionários do turno noturno que tem como supervisora Lenilce Praxedes. As professoras que ajudaram na organização relataram a preocupação constante de alfabetizar cada aluno que se matriculam na EJA, onde iniciaram um projeto muito importante de incentivo a leitura.
Para a supervisora Lenilce Praxedes o pontapé inicial se deu na visitação que a turma fez a Cordelteca da Escola Sebastião Gurgel, e após a visita os professores decidiram também trabalhar cordel como instrumento de incentivo a leitura.
O evento reuniu diversas autoridades como vice-prefeito Paulo Brasil; o Secretário de Educação Francisco Antônio; também algumas instituições vieram prestigiar como é o caso do Clube Amantes da Poesia Menestrel Leto Fernandes representado Socorro Fernandes e Damião da Silva; poeta João do Posto, autora do projeto cordelteca na escola Sebastião Gurgel Juliana Fernandes; colunistas sociais Tica Soares, Wandilson Ramalho e Apolion Rodrigues.
O projeto apresentado ao público pelos alunos de EJA teve o objetivo de apresentar os ensinamentos nas áreas do cordel e da poesia, onde Cada apresentação, cada detalhe foi pensado pelos professores e alunos, valorizando e homenageando os artistas que e destacam na arte de rimar.
Para a professora Tayara Bezerra, o trabalho com literatura de cordel na educação de jovens e adultos, foi uma iniciativa de sua autoria, que se expandiu em toda Eja. “Com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela cultura popular e contextualizar esse gênero textual, tivemos vários momentos como, visita a cordelteca da Sebastião Gurgel, leitura e produção de cordéis, roda de cordel, e trabalhar alguns cordel e transformar em apresentação para noite de hoje. O café com cordel foi um momento muito importante para a escola Jonas Gurgel pois todos puderam ver o bonito trabalho que vem sendo realizado com os alunos da Eja”, disse a professora.
COMENTÁRIOS