Ação contemplou escolas da rede municipal, localizadas na área urbana
Com o objetivo de esclarecer sobre os sinais, sintomas e prevenção relacionados ao tracoma, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) Mossoró, desenvolveu durante toda esta semana, uma campanha de prevenção e combate ao tracoma, nas escolas da rede municipal. Tendo como público-alvo estudantes de 5 a 14 anos de idade das escolas municipais Josué de Oliveira, Leônia Gurgel e Jonas Gurgel, todas localizadas na zona urbana.
De acordo com a enfermeira Erivânia Torres Vieira, a campanha se insere em uma ação ampla, de âmbito nacional, direcionada não só ao tracoma, mas também a hanseníase e verminoses.
“Nas escolas trabalhadas aqui em Caraúbas, o foco foi a prevenção ao tracoma, com a realização de exames e encaminhamento a especialistas, de alguns alunos com sintomas da doença, para que seja tomadas as providências cabíveis ao tratamento”, explicou a enfermeira.
Para a secretária da Saúde de Caraúbas, Williana Samara, o tracoma é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, também conhecida por “ceratoconjuntivite”, e é causada por uma bactéria transmitida por moscas, que se alastra, principalmente durante o período das chvas.
“Esta doença compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, consequências que a caracterizam como uma doença oftalmológica infecciosa. Por isso da importância de se prevenir para não contrair a patologia”, concluiu a secretária.
No Rio Grande do Norte, as atividades de combate e prevenção, são coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que vem monitorando e dando o suporte técnico a todos os municípios do estado que aderiram à campanha, iniciada em março e com término em junho.
Também estão sendo realizadas nas escolas com a equipe do PSE medidasantropométricas, atualização do cartão de vacinas, aplicação de flúor com palestras sobre escovação e higiene pessoal.
Assessoria de Comunicação PMC
COMENTÁRIOS