Assistência Social de Caraúbas realiza ciclo de formação para capacitar agentes da escuta especializada do município

Formação aconteceu no auditório do palácio Jonas Gurgel

Na manhã da quarta-feira 16, a Prefeitura de Caraúbas, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou um ciclo de formação para capacitar membros da escuta especializada do município, que atuam com crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, no município.

A formação aconteceu no auditório do Palácio Jonas Gurgel e contou com agentes que atuam diretamente na escuta e acompanhamento das vítimas. A formação faz parte do segundo módulo de capacitação, que consiste na elaboração dos fluxos setoriais e da escuta geral de atendimento a crianças e adolescentes.

De acordo com a assistente social, Isabel Mota, o estudo é parte do módulo do ciclo de formação teórico-metodológico, para elaboração do diagnóstico, dos fluxos e protocolo de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.

“Para assegurar a lei, essa formação tem que contemplar três etapas: o diagnóstico, o fluxo de atendimento e o protocolo. Esse segundo módulo é para capacitar os setores da Assistência, Saúde, Educação, ou seja, todos que atuam diretamente na escuta das vítimas ou testemunhas”, explicou Isabel Mota.

Ainda conforme com Isabel Mota, o terceiro módulo – protocolo, acontecerá no mês de novembro. Além de todos os envolvidos na formação, participaram do estudo, a secretária de Assistência Social, Elinuse Braga e todos os setores de sua pasta administrativa.