Evento aconteceu na Escola Municipal Josué de Oliveira
Aconteceu durante esta terça-feira 12, a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Caraúbas promovida pela Prefeitura através das Secretarias de Assistência Social e Educação onde reuniu jovens e adolescentes de diversas instituições organizadas como ONGs, grupos, Associações, escolas e dentre outros órgãos.
A solenidade de abertura da mesa contou com a presença do vice-prefeito Paulo Brasil, que representou o prefeito Juninho Alves; Secretário de Educação; Francisco Antônio; Secretário de Assistência Social, Edson Moraes, articuladora do Selo unicef local, Djuliane Mcnamara; psicóloga, Lavínya S. Alves; Wesia Sena, presidente do Sindspumc; além dos convidados presidente do Conselho Estadual de Juventude, Lia Araújo de Natal e Yadson Fábio da Silva Magalhães, membro da Comissão Organizadora Estadual o palestrante do evento da cidade de Mossoró.
De acordo com a articuladora, assistente social, Djuliane Mcnamara o momento foi de grande relevância para os jovens caraubenses pois, abordaram 12 eixos do “Estatuto da Juventude” que expõe os direitos mostrando sua dimensão de importância na vida de cada jovem.
Dando continuidade ao evento acontecerem debates entre os grupos sobre as propostas e ao final os relatórios que foram recolhidos pela equipe e será enviado à Comissão Organizadora Estadual, para ser anexado ao carderno de propostas geral. Também durante o momento escolheram os delegados representantes para participarem da etapa estadual da conferência de juventude.
Os eixos trabalhados nesta manhã foram:
1 – Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil;
2 – Direito à educação;
3 – Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda;
4 – Direito à diversidade e a igualdade;
5 – Direito à saúde;
6 – Direito à cultura;
7 – Direito à comunicação e à liberdade de expressão;
8 – Direito ao desporto e ao lazer;
9 – Direito ao território e à mobilidade;
10 – Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente;
11 – Direito à segurança pública e ao acesso à justiça;
12 – Sistema Nacional de Juventude – Sinajuve
Ascom PMC
COMENTÁRIOS