Caraúbas implementa Portal da Transparência exclusivo para a Covid-19 e recebe ótima avaliação do GAECO-MPRN

Qualidade digital

O Ministério Público, mais especificamente o GAECO, grupo que investiga práticas de corrupção criou uma ferramenta chamada Confúcio, que analisa os Portais da Transparência dos municípios e verifica se está havendo publicidade dos gastos públicos. Com a pandemia do novo Coronavírus, as primeiras atenções do Confúcio vão para os gastos públicos relativos à Covid-19.

Caraúbas, está qualificada com a cor verde, o que significa que tem atendido a exigência de disponibilizar a transparência e na análise do portal tem 325 pontos de 400. Uma ótima pontuação se levarmos em conta que até agora foi analisada a parte do portal que apresenta os números em si. Contudo, a prefeitura ainda criou uma página extra na qual existe acesso à todas essas informações já analisadas e mais link para download de aplicativo, telefone, e-mail e formulário para contato e tira-dúvidas, disponibilidade das publicações de licitações, notas de empenho, notas fiscais de pagamento, convênios, repasses decretos, portarias, leis e medidas provisórias todas relacionadas à Covid-19.

“Entendemos que é um momento delicado e que temos que dar transparência ao que chega e ao que sai. Nós simplesmente escancaramos esses gastos para a população e com alguns cliques no computador ou toques no celular, ele pode baixar documentos e saber quanto estamos usando, em que e por quanto estamos comprando cada coisa”, explicou o prefeito Juninho Alves.

O Transparência Covid-19 pode ser acessado a partir do menu principal no topo do site da prefeitura www.caraubas.rn.gov.br na aba Transparência. Ainda está disponível o e-mail [email protected] para as pessoas fazerem contato.

Ascom PPC