Caminhada, saindo do Creas, percorreu várias ruas da cidade, até a Praça Reinaldo Pimenta
A Prefeitura Municipal de Caraúbas, RN, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma caminhada na tarde desta sexta-feira 18, data que marca o encerramento da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, onde este ano o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, que levou uma multidão de crianças, jovens, professores, profissionais da Assistência Social e sociedade em geral.
A mobilização que teve como objetivo sensibilizar e alertar a sociedade sobre o assunto que cada vez mais está notório na sociedade que é a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
A caminhada teve início de frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, instituição que está a frente da campanha, e percorreu pelas principais ruas da cidade, encerrando na Prefeitura Municipal com premiação do concurso de Redação e desenho que os alunos fizeram durante o período da campanha.
Em seu discurso o vice-prefeito Paulo Brasil, ressaltou a grandeza da campanha, pois envolve toda a sociedade, os profissionais dos Cras e Creas, que vão até as instituições, trabalham a temática, e envolvem as crianças e adolescentes e conscientizam da importância de denunciar.
A secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, estava emocionada, ao ver o resultado da campanha, pois recebeu relatórios dos profissionais que trabalharam diretamente com as crianças e neste período de conscientização aumentou o número de denúncia. “O medo de denunciar é grande das pessoas, mas a equipe da Assistência Social, vem trabalhando com tanta dedicação e atenção, e isso tem surtido efeito. Precisamos denunciar estes casos de abuso, precisamos defender nossas crianças. Com esta campanha de 2018, conseguimos ajudar algumas crianças com denúncias realizadas”, enfatizou a secretária.
O prefeito Juninho Alves, disse que a Campanha ajuda muito na conscientização das denúncias, pois, todos os órgãos governamentais estão engajados nesta luta. “como todos sabem esta temática é uma questão de responsabilidade pública, pois tem a adesão de toda sociedade civil sobre um tema que é preocupante, mas temos que debater e combater esta exploração infantil; nossas crianças e adolescentes precisam de apoio” enfatizou o prefeito.
Ao final aconteceu apresentação de jovens da igreja Cristã Evangélica, logo após a entrega da premiação do Concurso de desenho e redação, que aconteceu durante a semana nas escolas da zona rural e urbana e na sede do Creas.
Esteve presente diversas autoridades, além do vice-prefeito Paulo Brasil, chefe de gabinete e articulador do Selo Unicef no Município, Jaimar Gomes; Secretária de assistência Social, Sânsia Cristina; Secretário de Educação, Francisco Antônio, coordenadores dos Cras, Ricardo Adriano e Adriana Rocha; Coordenadora do Creas, Valdelice Gurgel, Equipe do Conselho Tutelar, além de diversos profissionais como assistentes sociais, advogados, psicólogos, médicos, nutricionistas e dentre outros profissionais.
Assessoria de Comunicação PMC
COMENTÁRIOS