Em audiência pública Prefeitura de Caraúbas presta contas de oito meses de administração

Balanço financeiro foi apresentado ao público, na Câmara de Vereadores

Na tarde desta segunda-feira 11, a Prefeitura Municipal de Caraúbas, por intermédio do setor contábil, prestou contas das atividades financeiras realizadas nos oito primeiros meses de administração. A audiência pública foi realizada no auditório do Palácio Antonino Benevides, da Câmara de Vereadores e foi coordenada pelo contador da Prefeitura, Marinaldo Duarte.

Segundo o contador, a audiência é o brigatória por lei e corresponde ao período de janeiro a agosto deste ano, referente a todos os gastos da municipalidade, no período referente.

“A prestação de contas é referente aos dois quadrimestre de 2017 e está embasada na Lei de Responsabilidade Fiscal. A prestação de contas tem que ser feito um relatório das despesas, publicado no Diário Oficial e apresentado ao público em audiência”, destacou.

Para o contador, no orçamento de 2017, estava previsto entrar R$ 58 mi arrecadação e R$ 4 mi em emendas, totalizando R$ 62 milhões. Porém, o que realmente foi arrecadado, foram R$ 24 mi, até agosto.

“Há uma frustração no tocante as arrecadações, o valor foi bem abaixo do esperado, tendo ocorrido uma queda na receita do Governo Federal, ressaltou.

Durante a prestação de contas, Marinaldo Duarte, detalhou os gastos de Educação e Saúde, bem como das demais secretarias da administração.

“Os gastos gerados nesses meses de administração pública, o prefeito Juninho Alves tem recomendado a toda sua equipe, seja contábil, jurídica ou em qualquer outra área, que trabalhe com muita transparência, para que em um momento como esse, de prestar contas, possa vir a público e apresentar sem nenhum temor, o que foi gasto com o dinheiro púbico e isso é sinal de compromisso com a sociedade”, concluiu.

Durante a audiência da prestação de contas, funcionários, presidentes sindicais, vereadores, secretários e a população, lotaram os assentos da Câmara de Vereadores, para aconferir os números.

Toda prestação de contas, também pode ser conferida no site da Prefeitura: www.caraubas.rn.gov.br/transparencia.