Escola Municipal de Caraúbas promove Café com Cordel com participação do cordelista Antônio Francisco

Escola Municipal de Caraúbas promove Café com Cordel com participação do cordelista Antônio Francisco

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA,  da Escola Municipal Jonas Gurgel que tem como gestoras, Silvanir Pereira e Kaliana Fernandes, trouxe

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA,  da Escola Municipal Jonas Gurgel que tem como gestoras, Silvanir Pereira e Kaliana Fernandes, trouxeram o renomado poeta cordelista Antônio Francisco da cidade de Mossoró, onde realizaram uma brilhante apresentação de um projeto educacional na noite desta quarta-feira (29), intitulado de Café com Cordel.
Os organizadores do evento juntamente com os alunos da Educação de Jovens e Aduldos – EJA, brilharam  em suas apresentações desde criações de cordéis até peças de teatro, e na oportunidade os alunos apresentaram peças culturais.
 O evento foi organizado pelos funcionários do turno noturno que tem como supervisora Lenilce Praxedes. As professoras que ajudaram na organização relataram a preocupação constante de alfabetizar cada aluno que se matriculam na EJA, onde iniciaram um projeto muito importante de incentivo a leitura.
 Para a supervisora Lenilce Praxedes o pontapé inicial se deu na visitação que a turma fez a Cordelteca da Escola Sebastião Gurgel, e após a visita os professores decidiram também trabalhar cordel como instrumento de incentivo a leitura.
O evento reuniu diversas autoridades como vice-prefeito Paulo Brasil; o Secretário de Educação Francisco Antônio; também algumas instituições vieram prestigiar como é o caso do Clube Amantes da Poesia Menestrel Leto Fernandes representado Socorro Fernandes e Damião da Silva; poeta João do Posto, autora do projeto cordelteca na escola Sebastião Gurgel Juliana Fernandes; colunistas sociais Tica Soares, Wandilson Ramalho e Apolion Rodrigues.
O projeto apresentado ao público pelos alunos de EJA teve o objetivo de apresentar os ensinamentos nas áreas do cordel e da poesia, onde Cada apresentação, cada detalhe foi pensado pelos professores e alunos, valorizando e homenageando os artistas  que e destacam na arte de rimar.
Para a professora Tayara Bezerra, o trabalho com literatura de cordel na educação de jovens e adultos, foi uma iniciativa de sua autoria, que se expandiu em toda Eja.  “Com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela cultura popular e contextualizar esse gênero textual, tivemos vários momentos como, visita a cordelteca da Sebastião Gurgel,  leitura e produção de cordéis,  roda de cordel, e trabalhar alguns cordel e transformar em apresentação para noite de hoje.  O café com cordel foi um momento muito importante para a escola Jonas Gurgel pois todos puderam ver o bonito trabalho que vem sendo realizado com os alunos da Eja”, disse a professora.

COMENTÁRIOS

Pular para o conteúdo