A Prefeitura de Caraúbas, por intermédio dos comitês de Execução e Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico, conclui esta semana a segunda
A Prefeitura de Caraúbas, por intermédio dos comitês de Execução e Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico, conclui esta semana a segunda fase de preparação para a implantação do plano no município. Nesta segunda fase, de diagnóstico, os técnicos analisam a realidade de Caraúbas e preparam um relatório minucioso da qualidade de vida da população, no tocante ao saneamento.
De acordo com Kaisser Henrique, membro do comitê de Execução, está sendo feito um panorama das dificuldades do município, na questão do saneamento, onde as informações coletadas serão repassadas a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
“Estamos percorrendo todas as localidades do município, conversando com os moradores, sentindo de perto os problemas e dificuldades que eles enfrenta, com relação às questões de saneamentos. Dois problemas nos chamam mais a atenção: a distribuição da água de qualidade e o destino correto do lixo”, explicou.
Kaisser Henrique disse ainda, que boa parte das comunidades rurais queima o lixo, ao invés de destiná-lo na coleta feita pelo município e, no tocante a água, muitas comunidades têm poços tubulares ou cacimbões, no entanto a água é usada apenas para consumo dos animais e de algumas lavouras.
“Todas as nossas informações que estamos colhendo junto aos moradores servirão para formular um diagnóstico da realidade do município, para que na próxima fase do Plano de Saneamento Básico, possamos voltar às comunidades e repassar tudo que foi analisado, enfatizando os problemas a serem solucionados”, disse.
O prefeito Juninho Alves tem dado total apoio aos comitês que tratam do Saneamento Básico, por entender que com a implantação do benefício no município, a qualidade de vida da população irá melhorar significativamente, em todos os aspectos.
“Estamos caminhando para a conclusão de um dos mais importantes benefícios que é o saneamento básico, que ao ser implantado vai contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população, em todos os aspectos, inclusive na saúde pública. O município tem dado total apoio aos comitês, no sentido de agilizar os trabalhos de conclusão e implantação do plano”, concluiu Juninho Alves.
A próxima fase do Plano Municipal de Saneamento Básico será o prognóstico, quando os comitês retornarão as comunidades para relatar o que foi detectado. No primeiro semestre deste ano foi a etapa da sensibilização, quando os comitês estiveram nas comunidades rurais e nos bairros, realizando audiências com a população, divulgando as ações a serem executadas.
b
Assessoria de Comunicação
COMENTÁRIOS