Município realiza audiência pública para prestar contas à população

Na tarde desta segunda-feira 28, a Prefeitura Municipal de Caraúbas realizou audiência pública, na Câmara Legislativa, para prestar contas das despesas municipais dos últimos oito meses de administração do prefeito Juninho Alves. A prestação de contas é referente ao último quadrimestre de 2017 e aos primeiros quatro meses deste ano, na pasta da Saúde e na esfera do Poder Executivo.
De acordo com o contador do município, Marinaldo Duarte, a prestação de contas em audiência pública é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal n° 101/2000, que está sendo rigorosamente feita pelo prefeito Juninho Alves.
“Com essa audiência pública, exigida na Lei de Responsabilidade Fiscal, o município de Caraúbas mostra com transparência, todos os gastos e receitas da administração, em todas as secretarias. Estamos disponibilizando por meio do portal da transferência, todos os números da prestação de contas”, explicou Marinaldo Duarte.
O contador disse ainda, que no tocante a prestação de contas da Secretaria da Saúde em audiência pública é obrigatória e deve ser realizada a cada quadrimestre.
“A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que a Saúde tenha uma prestação de contas mostrada em audiência, diferentemente das demais secretarias que precisam somente  prestar contas aos seus conselhos específicos. Se essas outras secretarias quiserem formalizar suas despesas em audiência, nada impede, porêm apenas a pasta de Saúde é obrigada a esse procedimento”, ressaltou Marinaldo Duarte.
O prefeito Juninho Alves acredita que a prestação de contas é uma forma de mostrar a sociedade que as despesas do município estão sendo geridas com responsabilidade e que o povo pode acompanhar as despesas e receitas públicas municipais.
“Estamos trabalhando com transparência, prestando contas a sociedade, de tudo que entra e sai do município, para que opovo saiba o compromisso que temos com a transparência das nossas ações”, concluiu Juninho Alves.
Além do contador Marinaldo Duarte, o chefe de gabinete Jaimar Gomes, todos os secretários da administração, vereadores, funcionários e populares, estiveram presentes a audiência.