Prefeito Paulo Brasil decreta a normatização da suspensão do funcionamento comercial em Caraúbas

Ameaça do novo Coronavírus é o motivo do Decreto Municipal

Na tarde desta segunda-feira 23, o prefeito em exercício Paulo Brasil baixou decreto normalizando a suspensão dos serviços do comércio em Caraúbas-RN.

Após ouvir a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Polícia Militar e o Setor Jurídico da Prefeitura Municipal, o prefeito decidiu junto com a Comissão de Enfrentamento à Pandemia suspender o funcionamiento dos serviços não essenciais do comércio até o sábado 27. A ideia é evitar a circulação de pessoas, pois a população não tem atendido as recomendações das Secretárias Estadual e Municipal de Saúde para que, evitando a circulação, haja restrição do contágio pelo Novo Coronavírus.
Ainda estarão funcionando com limitações para evitar algomeração de pessoas as farmácias, clínicas para exames e consultas essenciais, supermercados, mercadinhos e assemelhados, restaurantes, lanchonetes e pizzarias que atendem por delivery, postos de combustível (mas não a conveniência do posto que tiver), borracharias e oficinas mecânicas. Em todos os casos, somente atender o essencial e com o mínimo de pessoas possível.
O vírus é muito contagioso e rapidamente se espalha, se houver muitos pacientes em caso grave, o sistema de saúde pode não aguentar. Assim, recomenda-se ainda que evitem saídas os grupos de risco: hipertensos, pessoas com problemas cardíacos, que tenham quadro de doença respiratória aguda ou crônica , pessoas acima de 60 anos, portadores de câncer, doenças autoimunes (Aids, Lupus) e diabéticos.

“Só estamos tomando essa medida visando o bem do povo e sua própria saúde. Temos casos apenas suspeitos por enquanto e que estamos torcendo para serem descartados. Trabalhando juntos, o próprio povo pode livrar nossa cidade de um grande perigo simplesmente evitando grupos nas calçadas, saídas desnecessárias, visitas principalmente a idosos, banhos em açudes e barragens e a correria aos supermercados e farmácias. Basta ir uma pessoa por família, fazer as compras e voltar para casa. Os restaurantes que atendem por delivery estarão funcionando, peçam a comida. Agora não podemos nos abraçar, mas quanto mais rápido obedecermos esse protocolo, mais rápido poderemos voltar a conversar ao vivo, apertar as mãos e agradecer a Deus”, explicou Paulo Brasil.