Prefeitura faz lançamento da “Campanha 18 de Maio” em Caraúbas

Seminário de lançamento aconteceu no auditório da Ufersa

Na manhã desta sexta-feira 04, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do Centro de Referência Especializado (Creas), realizou o seminário de lançamento da “Campanha 18 de Maio”, que combate o abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes, que diariamente sofrem com esse tipo de situação. Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a campanha procura sensibilizar toda a sociedade, no sentido de dá um basta nesse tipo de criminalidade, que é o abuso sexual contra menores. Seminário de lançamento aconteceu nas dependências do auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e contou com conjunto de palestras em torno do tema, proferidas por autoridades e especialistas no assunto.

De acordo com o vice-prefeito Paulo Brasil, que representou no evento, o prefeito Juninho Alves, o assunto é bastante preocupante e merece toda a atenção da sociedade, para que as explorações e abusos sexuais possam ser combatidos com severidade e o criminoso possa pagar perante a lei, pelos seus atos covarde e desumano.

“É muito preocupante a situação de crianças e adolescentes que vivem em ambientes vulneráveis da sociedade, em especial no nosso município. Precisamos despertar o cuidado de pais, professores, autoridades, Conselho Tutelar e a polícia, para que esses atos criminosos possam ser combatidos. O mais grave é que, boa parte dos abusos contra crianças e adolescentes, é dentro da própria família das vítimas. Diante disso, o papel da escola, em especial dos professores, é muito significante, para identificar as vítimas. Vamos nos mobilizar e acabar com essa prática nociva, que é o abuso e exploração dos menores”, destacou Paulo Brasil, em seu discurso de abertura.

Já a secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, destacou em sua fala, que o papel das entidades sociais legalmente constituídas, é fundamental para reduzir o número crimes contra crianças e adolescentes. Além disso, as denúncias de populares mediante aparelhos midiáticos, também surtem efeitos e ajudam a reduzir os casos, sem contar que também contribuem, para prisões de criminosos.

“Não podemos nos calar diante dos crimes que acontecem com frequência na sociedade, que são os abusos e explorações sexuais. As instituições: escolas, Conselho Tutelar, Creas, Cras, polícias Militar e Civil, dentre outros, são muito importantes para reprimir atos criminosos, no entanto, qualquer cidadão pode também fazer sua parte, denunciando. Para isso existem vários meios, como o disk 100, as redes sociais que tem um alto grau de público ou, procurar uma instituição conhecedora do assunto para formular a denúncia”, ressaltou a secretária.

PALESTRAS

Durante o seminário de lançamento da “Campanha 18 de Maio”, foram realizadas palestras em torno dos abusos e explorações sexuais. Antes porem, a assistente social Isabel Mota, realizou a apresentação da Campanha Anual de Enfrentamento e Combate contra crianças e adolescentes, conhecida como “Campanha do 18 de Maio”. Por sua vez, no segundo momento, a advogada Ívna Mara Benevides, discorreu sobre o tema: Direitos Humanos e Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Um dos momentos mais esperados do encontro ficou por conta do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Sasha Alves, da comarca de Mossoró. Ele debateu com os presentes a “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O defensor público falou de sua vivência na cidade de Mossoró e apresentou alternativas para se combater os abusos dentro da família e da sociedade em geral.

 Além dos palestrantes, do vice-prefeito Paulo Brasil e da secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina Brasil, também estiveram presentes no evento:

Valdelice Gurgel, diretora do Creas; Regineide Lopes, representando o Conselho Tutelar; os secretários municipais Francisco Antônio Alves da Silva (Educação), Elionaldo Benevides (Políticas do Campo), Bruna Alves (Controladora), Josilene Ferreira (Planejamento), Giuzelio Lobato (Cultura) E Jaimar Gomes (Chefe de Gabinete); além de José Maria Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas; Wesia Nogueira de Sena, presidente do Sindspunc; a conselheira Regina Alves; professores; gestores e populare

Assessoria de Comunicação PMC

 

COMENTÁRIOS

Pular para o conteúdo