A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social que tem à frente da pasta Sânsia Cristina Fernand
A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social que tem à frente da pasta Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil promoveu um importante encontro entre os artesãos do município e a representante da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS nesta quinta-feira (14).
Na pauta foram apresentados os trabalhos mostrando seus potenciais, e também foram dadas explicações sobre a inscrição Carteira Nacional do Artesão. Participaram do momento o vice-prefeito paulo Brasil; Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil; Salmira de Araújo Torres do setor do Programa Estadual de Artesanato – PROART da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas e artesãos(ãs) do município.
A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal “Palácio Jonas Gurgel” por volta das 08h. Na oportunidade diversas artesãs reuniram-se para expor seus trabalhos. Salmira fez alguns esclarecimentos sobre sua vinda e o que ficou determinado para cada artesão para ser incluído no cadastro e receber a carteira nacional do artesão.
Segundo a representante do Proart, este encontro foi uma determinação da secretária estadual atendendo uma solicitação da secretária municipal Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil.
A secretária Sânsia também informou aos presentes que esta carteira é válida em todo o território nacional e a partir da aquisição, o artesão passa a ter direito de participar dos editais de contratações para serviços.
Já o vice prefeito Paulo Brasil parabenizou a secretária por dar importância aos artesãos e artesãs do município, dizendo que estas pessoas merecem o reconhecimento pela arte que produzem.
Este Programa é uma inovação da Sethas e é um programa voltado para a valorização de pessoas que trabalham com artesanatos. A representante do Proart informou ainda que todas os artesões podem participar de feiras nacionais, locais ou mesmo estaduais para expor os seus produtos.
Para que o artesão adquira sua carteira é necessário xerox de documentos pessoais CPF, RG, Comprovante de Residência e 01 foto 3×4; será exigido ainda o artesão trazer dois produtos que ele confecciona que mais se identifica com a arte que trabalha, como também trazer um produto para que possa ser confeccionado no momento da inscrição, de modo que ele prove que realmente fez a arte.
“O Governo do Estado está pensando em realizar um “workshop”, uma feira de negócios onde os artesãos poderão expor seus trabalhos e todos os municípios poderão participar inclusive Caraúbas; e esta feira de negócios será para todos os artesãos do estado ter a oportunidade de expor seus artesanatos e serão convidados todos os lojistas de Natal para conhecerem as artes e os artesãos tenham a oportunidade de mostrar os seus talentos, assim facilitando a comercialização e o escoamento, melhorando a qualidade de vida” disse Salmira.
A Sethas baseada na Lei 13.180/2015 que regulamenta a profissão do Artesão, neste mês de outubro o Rio Grande do Norte irá participar de um importante congresso em Brasília, e a secretaria dará todo suporte disponibilizando ônibus com 30 delegados da Federação dos artesãos para participar do congresso, onde será discutida a base conceitual e a regulamentação dessa lei, que já é um passo muito importante para o artesão onde está sendo muito apoiada pela secretária Julianne, que acredita que o desenvolvimento da União dos artesãos e que esta categoria se torne protagonista de sua própria arte.
Assessoria de Comunicação
COMENTÁRIOS